Sesimbra, 28 de março de 2010
SESIMBRA
O concelho de Sesimbra situa-se no sudoeste da Península de Setúbal, possui uma área de 194,98 quilómetros quadrados e integra a Área Metropolitana de Lisboa. É limitado a norte pelos municípios de Almada e Seixal, a nordeste pelo Barreiro, a leste por Setúbal e a Sul Oeste pelo Oceano Atlântico. A sua linha de costa, com múltiplas paisagens, estende-se desde a Lagoa de Albufeira até à Serra da Arrábida.
A Praia de Sesimbra estende-se pela marginal ao longo de toda a simpática Vila que lhe dá o nome. As suas águas são tranquilas, o que torna esta praia muito procurada por familias.
A Fortaleza de Santiago, onde é realizada a feira de artesanato, foi edificada em 1648 como a mais importante fortificação da baía de Sesimbra. No século XVIII acolheu o governo militar da região e a residência de Verão dos infantes reais. Sem função militar, em 1879 foi cedida à Guarda Fiscal e em 1886 à Alfândega.
A fortificação apresenta planta poligonal, adossando-se aos vértices do corpo central dois baluartes triangulares a Norte e dois trapezoidais a Sul. Este corpo alberga a casa do governador e as dependências da guarnição, a cisterna, o paiol e a Capela.