Neste espaço você poderá conhecer o trabalho que desenvolvo em artesanato. A sua opinião e o seu comentário são importantes para mim. Sinta-se à vontade e participe!

14
Jul 10

10 e 11 de julho

 

Esta foi a primeira vez que participei em uma Feira Medieval e a experiência foi fantástica. Realizada na encantadora Vila de Mões, esta feira tornou-se especial também pelas pessoas tão queridas que conheci.


 

Mões e o Concelho de Castro Daire

A história do concelho de Castro Daire perde-se um pouco no tempo, desconhecendo-se ao certo desde quando é que esta vasta área foi ocupada pelo Homem. Sabe-se no entanto que por alturas do período Neolítico já o território seria intensamente povoado.

 

Situa-se na região Centro, distrito de Viseu, e está inserido na sub-região Dão/Lafões. O concelho ocupa uma área equivalente a 380 Km2, distribuída pelas suas 22 freguesias: Almofala, Alva, Cabril, Castro Daire, Cujó, Ermida, Ester, Gafanhão, Gosende, Mamouros, Mezio, Mões, Moledo, Monteiras, Moura Morta, Parada de Ester, Pepim, Picão, Pinheiro, Reriz, Ribolhos e S. Joaninho.

 

A actual vila e freguesia de Mões possui uma área de cerca de 4 536,34 hectares, e fica a uma distância de dez quilómetros da sede de concelho Castro Daire. É formada pelas aldeias de Arcas, Canado, Casais de D. Inês, Codeçais, Courinha, Granja, Grijó, Malhada, Portela, Rabaçosa, Soutelo, Vila Boa e Vila Franca. Há uma incerteza em relação a quando e quais os povos que habitaram primeiramente esta região, no entanto tem-se conhecimento da permanência de comunidades da Idade dos Metais devido ao facto de se ter encontrado na povoação de Vila Boa um molde de machado de duplo anel e ainda das ruínas amuralhadas existentes no monte de S. Lourenço.

Encontraram-se, também, várias inscrições e moedas romanas provando, assim, a presença deste povo. A colonização proto-histórica, romana e germânica, teve continuidade devido a cavaleiros neogodos e monges cistercienses. Até 1146 Mões foi governado por Egas Moniz, sendo o primeiro senhor desta terra, deixando, posteriormente, por sucessão aos seus descendentes.


 

 


publicado por Tereza Cristina MR às 22:45

Oi, Tereza!

Como fico contente por saber que está tudo bem com vocês!
Estão muito bem nas fotos!
Onde vão estar este fim-de-semana?
Bjinhos
Madalena

P. S. Amanhã, vou tentar ligar-te.
madalena a 15 de Julho de 2010 às 22:48

Oi Madalena!
Obrigada!
Desculpe só te responder agora, mas viajamos na quinta-feira para Arronches - Alentejo e só voltamos hoje para casa. E ficamos todos estes dias sem acesso à internet.
Como você está? Já sinto saudades...Quando puder, me ligue!
Beijinhos, Tereza

O que exatamente seria Feira Medieval?...Vi alguns trages medievais, mas o que mais elas possuem?...Tem apresentações?...Fiquei curiosa...Não sei se te falei, aquele desafio da Sabedoria Popular, acabou virando um blog aberto às pessoas que queiram nele escrever. Porque voce não fala lá sobre as Feiras Medievais? Vamos gostar muito de poder ouvi-la!.....Claro, se lhe sobrar um tempinho nessa sua vida corrida!
Beijos
Bete
Bete do Intercambiando a 29 de Julho de 2010 às 19:14

Oi Bete,

Como sabe, aqui em Portugal existem feiras de artesanato e gastronomia por todo país durante o ano inteiro! E existem as feiras medievais.
Algumas delas têm o objetivo de reproduzir exatamente a época medieval: o mercado, o cotidiano, os trajes, as músicas, existem respresentações de lutas medievais, dos famosos "torneios". Para participar destas feiras, é obrigatório obedecer a regras bem específicas, desde os produtos que vendemos (que não podem ser muito coloridos), até as embalagens, por exemplo, não é aceito entregar seu produto em uma sacola plástica.
Têm algumas feiras medievais que possuem regras menos rígidas, mas em todas elas, a decoração, o teatro, as roupas, a música, o "clima" da feira é todo da época medieval.
É bem legal...

Que coisa bacana!....Acho que seria muito interessante voce falar sobre estas feiras medievais lá no Sabedoria Popular, colocar fotos. Dá um belo Post !
Beijos

Ooooops! Esqueci de deixar o endereço, no caso de escreveres lá : http://sabedoriapopular.blogs.sapo.pt
Bete do Intercambiando a 29 de Julho de 2010 às 19:17

Oba, vou passar por lá também, obrigada pelo convite!
Beijos, Tereza

mais sobre mim
pesquisar
 
Certificado Tereza MR pequeno