Neste espaço você poderá conhecer o trabalho que desenvolvo em artesanato. A sua opinião e o seu comentário são importantes para mim. Sinta-se à vontade e participe!

30
Ago 10

20 a 22 de agosto


O concelho de Alter do Chão, do distrito de Portalegre, localiza-se na Região do Alentejo e Alto Alentejo.

 

A origem de Alter do Chão poderá ser atribuída a um povoado romano, fundado a partir de um aglomerado da Idade do Ferro em Alter Pedroso.
De Abelterium, cidade romana que vem referenciada no Itinerário de Antonino Pio, terá provavelmente nascido Alter do Chão.


Do período quinhentista as construções que subsistem mostram a vitalidade e importância que a vila tomou.

São deste período o Chafariz Renascentista, Igreja de Nossa Senhora da Alegria e a Janela Geminada, na Rua General Blanco.

Prova evidente do desenvolvimento que Alter alcançou no período Barroco, e do qual se pode orgulhar, são as várias construções civis e religiosas de entre elas algumas imponentes, das quais se destacam: Coudelaria de Alter, mandada construir por D. João V em 1748 por iniciativa do Príncipe D. José, para a produção do cavalo Lusitano, cujo destino era a Arte Equestre, muito em voga nas cortes daquela época; o Palácio do Álamo, Igreja do Senhor Jesus do Outeiro, Igreja do Convento de Santo António e os chafarizes da Barreira e dos Bonecos.

 

Destaca-se ainda o Castelo de Alter do Chão, mandado construir por D. Pedro I, em 1359 - uma fortificação de planta quadrangular, com altas cortinas ameadas e protegidas por cubelos cilíndricos, coroados de ameias, coruchéus cónicos, portais góticos e uma alta torre de menagem quadrada, com cerca de 44 metros de altura.

 


publicado por Tereza Cristina MR às 14:35

Tradutor
PORTA-GUARDANAPOS
Os porta-guardanapos MR DESIGN , são feitos de acrílico em diversas cores e modelos exclusivos.

Aceito encomendas para casamentos, aniversários e outros eventos. Informações e orçamentos: terezamr@hotmail.com

Cachecóis Handmade
mais sobre mim
pesquisar
 
Certificado Tereza MR pequeno